Ciclo Letivo

 

O PPGO apresenta um ciclo letivo baseado em semestres: 4 para Mestrado e 8 para Doutorado. Desta forma, a matrícula nas disciplinas são realizadas semestralmente. Os alunos deverão matricular-se em disciplinas Obrigatórias e Optativas (Básicas, Avançadas e Específicas), estando disponíveis também Tópicos Especiais (Eletivas).

 

Disciplinas

Obrigatórias: têm como objetivo auxiliar a formação acadêmica dos Discentes no que diz respeito à elaboração de apresentações e projetos científicos, bem como desenvolver a sua didática em sala de aula. 

Optativas de Oceanografia Básica: têm como objetivo nivelar os conhecimentos em Oceanografia dos Discentes do PPGO. Essas disciplinas serão ofertadas anualmente nos respectivos semestres. O Discente, em contato com o seu orientador, deverá cursar, no mínimo, uma dessas duas Disciplinas:

Oceanografia Descritiva (oferta no 1° semestre, 3 créditos) e Processos Oceanográficos Integrados (oferta no 2° semestre, 3 créditos). 

Optativas de Oceanografia Avançada: têm como objetivo proporcionar aos Discentes do PPGO conhecimentos avançados nas principais áreas da Oceanografia abordadas no seu tema de pesquisa. Essas disciplinas serão ofertadas anualmente nos respectivos semestres. O Discente, em contato com o seu orientador, deverá cursar, no mínimo, uma dessas duas Disciplinas:

Biogeoquímica Marinha (oferta no 2° semestre, 3 créditos), Dinâmica dos Fluidos Geofísicos (oferta no 2° semestre, 3 créditos) e Geologia Marinha e Costeira (oferta no 2° semestre, 3 créditos).

Optativas Específicas: têm como objetivo proporcionar uma formação ampla e integrada em Oceanografia, bem como enriquecer a formação dos Discentes nas suas respectivas áreas de interesse. Essas disciplinas serão ofertadas conforme a demanda dos Discentes.

Tópicos Especiais: têm caráter temporário, podendo existir por, no máximo, dois anos. Após este período, um dado Tópico Especial (TE) ou é extinto ou passará a ser uma Disciplina Optativa após os devidos trâmites, o que, em geral, depende da demanda constatada. 

 

Carga Horária

 Da carga horária mínima requerida para titulação no PPGO: 

Nível Mestrado: 20 créditos, distribuídos em 8 (seis) créditos obrigatórios (Disciplinas Obrigatórias de Seminários I, Seminários II, Estágio de Docência na Graduação I e Metodologia Científica), acrescidos de um mínimo de 3 (três) créditos nas Disciplinas Optativas de Oceanografia Básica e um mínimo de 3 (três) créditos nas Disciplinas Optativas de Oceanografia Avançada. O número de créditos faltantes poderá ser completado por créditos oriundos de: (i) Disciplinas Optativas do PPGO, (ii) Disciplinas cursadas em outros Programas de Pós-Graduação e (iii) Produção Científica do Discente. Para os casos (ii) e (iii) serão seguidos os critérios estabelecidos nas Normas Internas do PPGO. 

Nível Doutorado: 36 créditos, distribuídos em 10 (dez) créditos obrigatórios (Disciplinas Obrigatórias de Seminários I, Seminários II, Estágio de Docência na Graduação I, Estágio de Docência na Graduação II e Metodologia Científica), acrescidos de um mínimo de 3 (três) créditos nas Disciplinas Optativas de Oceanografia Básica e um mínimo de 3 (três) créditos nas Disciplinas Optativas de Oceanografia Avançada. De mesma forma que para o Curso de Mestrado, o número de créditos faltantes poderá ser completado por créditos oriundos de: (i) Disciplinas Optativas do PPGO, (ii) Disciplinas cursadas em outros Programas de PósGraduação e (iii) Produção Científica do Discente. Para os casos (ii) e (iii) serão seguidos os critérios estabelecidos nas Normas Internas do PPGO.