Pesquisa
- Áreas de Concentração (AC) e Linhas de Pesquisa (LP)
AC1 - Física dos Oceanos e Clima
LP1 - Dinâmica dos Oceanos e Zonas Costeiras
LP2 - Ciência Antártica e Oceanografia de Altas Latitudes
LP3 - Oceanos e Mudanças Climáticas
LP4 - Tecnologias Aplicadas: Instrumentação, Modelagem Numérica e Sensoriamento Remoto
AC2 - Biogeoquímica, Poluição e Ecossistemas Marinhos
LP1 - Química da Água do Mar, Sistema Carbonato e Acidificação
LP2 - Interações físico-biológicas e biogeoquímica
LP3 - Contaminação Aquática e Ecotoxicologia
AC3 - Geologia Marinha e Costeira
LP1 - Geoquímica Ambiental e Marinha
LP2 - Evolução e Morfodinâmica dos Ambientes Deposicionais Costeiros
LP3 - Paleontologia, Paleoclimatologia e Paleoceanografia
-
AC1 – Física dos Oceanos e Clima
-
A área de concentração em Física dos Oceanos e Clima tem como foco os estudos dos processos físicos fundamentais no ambiente marinho e sua conexão e influência com o sistema terrestre.
-
LP1 – Dinâmica dos Oceanos e Zonas Costeiras: A linha de pesquisa em Dinâmica dos Oceanos e Zonas Costeiras busca a compreensão, quantificação e previsão das características físicas dos oceanos e das regiões estuarinas e costeiras, com objetivo de elucidar a dinâmica dos processos que controlam a circulação, mistura de águas e distribuição de propriedades nestes ambientes.
-
LP2 – Ciência Antártica e Oceanografia de Altas Latitudes: A linha de pesquisa em Ciência Antártica e Oceanografia de Altas Latitudes busca compreender a complexa inter-relação entre os processos oceanográficos e climáticos nas alterações dos oceanos polares e distintos compartimentos da criosfera, tais como o gelo marinho, plataformas de gelo permanentes, icebergs, geleiras continentais e manto de gelo polares, bem como o impacto dos efeitos de retroalimentação das mudanças na criosfera sobre os processos físicos, biológicos, químicos e geológicos nestes ambientes.
-
LP3 – Oceanos e Mudanças Climáticas: A linha de pesquisa em Oceanos e Mudanças Climáticas busca investigar o papel dos oceanos no clima da Terra e a influência das alterações do clima na variabilidade natural dos processos dos oceanos, bem como a compreensão de eventos extremos e sua resposta às forçantes externas e internas, inclusive de origem antropogênica.
-
LP4 - Tecnologias Aplicadas: Instrumentação, Modelagem Numérica e Sensoriamento Remoto: Tecnologias Aplicadas: Instrumentação, Modelagem Numérica e Sensoriamento Remoto é uma linha de pesquisa multidisciplinar, que tem como foco o uso de técnicas de aquisição de dados de campo com equipamentos oceanográficos, técnicas de modelagem numérica e de processamento de produtos de sensoriamento remoto nos estudos dos processos oceanográficos em escalas oceânica e costeira. Diferentes tecnologias são desenvolvidas e aplicadas para a compreensão de processos meteo-oceanográficos, hidrodinâmicos, biogeoquímicos, de transporte sedimentar e de ondas.
-
AC2 – Biogeoquímica, Poluição e Ecossistemas Marinhos
-
A área de concentração em Biogeoquímica, Poluição e Ecossistemas Marinhos foca nos estudos dos processos biológicos, físicos e químicos. Busca a quantificação da magnitude dos aportes, impactos e trocas de elementos químicos nas distintas interfaces existentes entre os compartimentos da Terra, e a interação entre processos oceanográficos na estruturação e dinâmica dos distintos ecossistemas costeiros e oceânicos.
-
LP1 – Química da Água do Mar, Sistema Carbonato e Acidificação dos Oceanos: A linha de pesquisa em Química da Água do Mar, Sistema Carbonato e Acidificação dos Oceanos investiga as alterações químicas da água do mar e as trocas de carbono nas interfaces oceano-atmosfera-continente, bem como suas forçantes e consequências bióticas e abióticas nos ecossistemas costeiros e oceânicos.
-
LP2 – Interações físico-biológicas e biogeoquímica: A linha de pesquisa em Interações físico-biológicas e biogeoquímica busca compreender as inter-relações entre a dinâmica e a estrutura da biota, da física e da biogeoquímica dos compartimentos pelágico e bentônico, em diferentes escalas temporais e espaciais nas regiões costeiras e oceânicas.
LP3 – Contaminação Aquática e Ecotoxicologia: A linha de pesquisa em Contaminação Aquática e Ecotoxicologia busca compreender os processos que envolvem as variações espaço-temporais dos níveis dos contaminantes nos compartimentos ambientais, as interações com processos físicos, químicos e biológicos, bem como compreender em um contexto integrado os efeitos causados por agentes naturais ou contaminantes sobre os constituintes biológicos.
-
AC3 –Geologia Marinha e Costeira
-
A área de concentração em Geologia Marinha e Costeira foca nos estudos da caracterização e evolução das zonas costeiras, o entendimento das alterações pretéritas da Terra e a quantificação das trocas geoquímicas entre os diferentes compartimentos do planeta.
-
LP1 – Geoquímica Ambiental e Marinha: A linha de pesquisa em Geoquímica Ambiental e Marinha envolve estudos de processos químicos e reações que governam a composição de rochas, solos, sedimentos, corpos d'água continentais, costeiros e marinhos, e dos ciclos de matéria e energia que transportam os componentes químicos.
-
LP2 –Evolução e Morfodinâmica dos Ambientes Deposicionais Costeiros: A linha de pesquisa em Evolução e Morfodinâmica dos Ambientes Deposicionais Costeiros compreende estudos que envolvem a zona costeira de transição e seus estuários, zonas de arrebentação e praias adjacentes, abordando as modificações morfodinâmicas da praia, antepraia, plataforma continental interna em várias escalas temporais, além de estudos que abordam recursos minerais do mar associados aos sedimentos marinhos.
- LP3 – Paleontologia, Paleoclimatologia e Paleoceanografia: A linha de pesquisa em Paleontologia, Paleoclimatologia e Paleoceanografia aborda estudos da análise estratigráfica dos depósitos quaternários, análises tafonômicas, paleoecológicas e paleoclimáticas baseadas em fósseis e icnofósseis de vertebrados e invertebrados, mudanças paleoceanográficas e paleoclimáticas e a influência e cronologia das transgressões e regressões marinhas sobre o continente.