Década da Ciência Oceânica

A atuação do PPGO se caracteriza pela forte aderência a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos na Agenda 2030 pela ONU em 2015. Naturalmente, o programa apresenta um alinhamento direto com os ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima e 14 – Vida na água, uma vez que as pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGO produzem conhecimento de ponta em ambas as temáticas, capazes de subsidiar os gestores públicos na defesa da vida marinha, bem como geram conhecimento científico novo para avanços e inovação das pesquisa técnicas e científicas dentro das Ciências do Mar.

A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável ocorrerá entre 2021 e 2030. A partir da aprovação da Agenda 2030 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, 17 ODS foram estabelecidos para serem cumpridos pelos países até 2030. Os ODS determinados são: 

1 - Erradicação da Pobreza

2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável 

3 - Saúde e Bem-Estar

4 - Educação de Qualidade

5 - Igualdade de Gênero

6 - Água Potável e Saneamento

7 - Energia Acessível e Limpa

8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico

9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura

10 - Redução das Desigualdades

11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis

12 - Consumo e Produção Responsáveis

13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima

14 - Vida na Água

15 - Vida Terrestre

16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes

17 - Parcerias e Meios de Implementação

Informações mais detalhadas sobre a atuação e contribuição do Brasil para a Década da Ciência Oceânica podem ser obtidas em: http://decada.ciencianomar.mctic.gov.br/.

O PPGO executa ações e desenvolve pesquisa científica específicas para que o Brasil contribua com os seguintes ODS: 4 - Educação de Qualidade, 7 - Energia Acessível e Limpa, 10 - Redução das Desigualdades, 13 - Ação contra a Mudança Global do Clima e 14 - Vida na Água.