Tese - MARIA HELENA PAULO ANTÓNIO

O EFEITO DA MORFOLOGIA DOS MOLHES NO TRANSPORTE DE OVOS E LARVAS DA CORVINA MICROPOGONIAS FURNIERI NO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS
 
Autor: MARIA HELENA PAULO ANTÓNIO
 
Resumo
 
Os Molhes da Barra do Rio Grande, na desembocadura do estuário da Lagoa dos Patos, sofreram recentemente modificações que aumentaram o seu comprimento, tornando-os simétricos, mais afunilados e convergentes. Estudos tem reportado que a construção ou modificação de infraestruturas costeiras afetam a dinâmica da região, que por conseguinte pode influenciar o transporte e distribuição de propriedades ou organismos no estuário. A corvina, Micropogonias furnieri, é um peixe com ovos e larvas planctônicos e ciclo de vida estuarino-dependente que têm importância econômica para a pesca regional. Nesta tese, eu estudo o efeito da mudança nos Molhes da Barra no transporte de ovos e larvas da corvina para o estuário da Lagoa dos Patos (ELP). O transporte foi simulado com o modelo hidrodinâmico TELEMAC-3D acoplado a um módulo de partículas passivas. Duas categorias de simulações foram feitas com características extremas de vazão e situações controladas de ventos. A primeira, meramente hidrodinâmica, considerou forçantes dinâmicas extremas de vazante características durante a ocorrência de eventos ENOS (El Niño Oscilação Sul), para análise das mudanças hidrodinâmicas ocorridas entre a antiga e a nova configuração dos Molhes da Barra. Posteriormente, foram realizadas simulações controladas com ventos SW, S e SE com 5 (cinco) dias de duração no mês de janeiro dos mesmos anos, acoplando partículas passivas à componente hidrodinâmica. Os resultados demonstraram que as modificações feitas nos Molhes da Barra reduziram a extensão da intrusão salina na nova configuração. De forma similar, mudanças na estrutura da estratificação lateral, bem como o seu tempo de ocorrência foi reduzido em cerca de um terço da antiga para a nova configuração dos Molhes da Barra. Um atraso no início da estratificação lateral foi observado em função do vento incidente, estabelecendo-se primeiro durante os ventos SW, seguido dos ventos S e posteriormente o vento SE. Este atraso foi sempre maior na nova configuração para os 3 ventos. Pequenas mudanças no ângulo de incidência bem como redução em cerca de 20% da intensidade das velocidades de corrente, tanto de enchente como de vazante, foram constatados, assim como uma centralização parcial do fluxo ao longo do canal de navegação. As mudanças hidrodinâmicas ocorridas refletiram sobre o transporte de ovos e larvas, constatando-se uma redução da abundância e extensão da incursão para o interior do estuário com a nova configuração dos Molhes da Barra. A redução também foi percebida na distância média percorrida pelas larvas ao final de cada dia de simulação. Os resultados do estudo são os primeiros a reportar as mudanças ocorridas no transporte de ovos e larvas da corvina após as recentes obras de modernização e servem de base para estudos posteriores associados a aspetos do ciclo de vida da espécie. Associados a outros estudos já feitos na região, estes resultados servem de base para a compreensão e tomada de medidas de gestão para contornar o cenário de declínio dos estoques pesqueiros no estuário e região costeira adjacente à Lagoa dos Patos.