Tese - Caroline Monteiro

Suscetibilidade e vulnerabilidade ambiental a vazamentos de óleo em áreas ambientalmente sensíveis
 
Autor: Caroline Monteiro
 
Resumo
 
Modelos numéricos têm sido utilizados na simulação do comportamento e do transporte de vazamentos de óleo em ambientes marinhos. Considerando que as cargas poluidoras destes acidentes geralmente concentram-se em áreas urbanizadas e economicamente ativas, é provável que algumas das regiões com alta sensibilidade ambiental não apresentem necessariamente as maiores vulnerabilidades por não serem as mais propensas ao contato com o óleo. Esta suposição foi testada partindo das estimativas das probabilidades de revestimento por óleo obtidas de simulações de vazamentos hipotéticos. Assim, para avaliar a hipótese em estudo, uma região foi definida nos limites da Plataforma Continental do Sul do Brasil, inserida na Bacia Sedimentar de Pelotas. Esta região possui um conjunto diverso de elementos ambientais com diferentes níveis de sensibilidade ao óleo, além de também ser marcada por conflitos decorrentes dos usos e interesses múltiplos dos recursos naturais. Na área também ocorrem vazamentos de óleo esporádicos e de pequenas proporções, provocados por falhas técnicas e erros humanos em unidades operacionais do sistema petrolífero e hidroviário local. A estimativa da vulnerabilidade ambiental deu-se com a integração de fatores diversos como os níveis de sensibilidade ao óleo, variável estática e que traduz as características do meio frente às ameaças geradas pelos vazamentos. Também foram integradas informações de natureza dinâmica como o tempo de chegada na costa, concentrações de óleo em superfície e taxas de evaporação. Logo, esta a quantificação da vulnerabilidade ambiental mostrou-se consistente com os pressupostos da vulnerabilidade física, obtida do produto entre a suscetibilidade e a intensidade destes acidentes, além dos níveis de sensibilidade ao óleo correspondentes aos diferentes compartimentos ambientais. Os resultados das simulações numéricas do comportamento, do transporte e destino de 17.382 vazamentos de óleo hipotéticos mostraram-se importantes no delineamento das poligonais de suscetibilidades, e posteriormente nas estimativas das probabilidades ao revestimento por óleo. Por fim, a estimativa da vulnerabilidade pautada na integração de informações dinâmicas e estáticas permitiu o cômputo de áreas críticas. Em vista disso, os resultados podem colaborar com o monitoramento das áreas prioritárias às ações de remediação e contenção da carga poluidora dos vazamentos marinhos de óleo.