[COVID-19] - Orientações da PROPESP para procedimentos na pós-graduação / pesquisa / iniciação científica da FURG em face da pandemia do corona virus

RIO GRANDE 18 de MARÇO de 2020

Prezados Professores,
 
Atenção as orientações encaminhadas pela PROPESP frente a pandemia do coronavirus.
 
Atentem para: 
 
- A suspensão das atividades didáticas presenciais, conforme já informado pela Coordenação.
 
- Atividades de orientação por via remota.
 
- A possibilidade de manutenção das defesas de Dissertação e Tese já agendadas, embora considerando-se as recomendações indicadas.
 
- A recomendação para suspensão de Processos Seletivos com atividades presenciais.
 
Att.,
Coordenação do PPGO
 
------

Para: Todas as Unidades Acadêmicas da FURG


Assunto: orientações para procedimentos na pós-graduação / pesquisa / iniciação científica da

FURG em face da pandemia do corona virus Senhor(a) Diretor(a)

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESP, em atenção às medidas de contingência adotadas pela FURG para conter a propagação do COVID-19 (coronavírus), comunica um conjunto de ações a serem observadas para a pós-graduação, pesquisa e inovação na FURG, conforme segue:

 

Ensino de pós-graduação (stricto e latosensu): as atividades didáticas presenciais estão suspensas. Aquelas com possibilidade de oferta na forma remota (online) podem ser mantidas, desde que preservadas as orientações de segurança das autoridades de saúde.

 

As atividades de orientação de especialização, mestrado e doutorado, e supervisões de pós-doutorado podem ser mantidas à distância, usando tecnologias de informação e comunicação.

 

Excetuam-se as atividades práticas vinculadas às residências médicas e multiprofissionais, pois vinculam-se aos serviços essenciais do HU e devem se adequar ao planejamento assistencial do Hospital Universitário.

 

Bancas de qualificação e defesa: conforme prevê o Art. 27 do Regimento Geral da Pós-graduação Stricto Sensu (Deliberação n. 54/2017), parágrafo único, “a participação do(s) membro(s) da banca poderá ser realizada por meio de participação à distância, com o uso das tecnologias da informação e de comunicação. No caso desta forma de participação, far-se-á necessário o envio de parecer de avaliação escrito, encaminhado com no mínimo 24h de antecedência à data da defesa”. Nesta perspectiva, recomendamos que as bancas, quando não puderem ser remarcadas, sejam realizadas integralmente de forma remota, por meio de pareceres e diálogos remotos. Excepcionalmente, bancas presenciais que não puderem ser adiadas deverão ser realizadas sem a presença de audiência, respeitados os indicativos de segurança das autoridades de saúde.

 

Processos seletivos: os processos seletivos de ingresso à pós-graduação, quando contarem com etapas de provas, entrevistas ou outras atividades presenciais, devem ser suspensos.

 

Iniciação Científica e Tecnológica: orientamos todos os professores e técnicos, detentores de quotas de bolsas de iniciação científica e tecnológica (EPEC, FAPERGS e CNPq), para que ajustem o cronograma de seus bolsistas com atividades que possam ser feitas remotamente – por exemplo revisão, leitura, redação, análise de dados, preparação de resumo para MPU, reuniões por videoconferência, entre outras.

 

Em 2019 o Comitê Institucional de Bolsas recomendou, e o Comitê de Ciência, Tecnologia e Inovação aprovou, a possibilidade de orientação à distância em caso de afastamento do orientador, ferramenta que devemos fazer uso extensivamente neste momento. Pedimos aos supervisores que também deem suporte emocional e orientação de natureza pessoal/social a seus alunos, muitos dos quais estão distantes de suas famílias.

 

Os assuntos relativos às bolsas vigentes devem ser tratados pelo email: dipesq.bolsas@furg.br

 

Ferramentas dos sistemas – SISPROJ, SISGEN, DGP-CNPq: atendimento de dúvidas e procedimentos apenas remotamente, pelos e-mails: dipesq.bolsas@furg.br, dispesq.sisgen@furg.br e dipesq.projetos@furg.br

 

Comitê de Ética em Pesquisa (CEP): funcionamento regular via Plataforma Brasil. Contato via email: cep@furg.br

 

Comitê de Ética em Uso Animal (CEUA): procedimentos permanecem inalterados no CEUA. Atendimento através do e-mail: ceua@furg.br

 

Centro de Microscopia Eletrônica (CEME-Sul) e Centro Integrado de Análises (CIA-FURG): os Centros estarão fechados para recebimento de novas amostras e análises. Os técnicos dos Centros atenderão os usuários em casos excepcionais, como por exemplo análises para trabalhos de conclusão em fase final. Atendimentos e agendamentos deverão ser solicitados através dos e-mails cemesul@furg.br e cia@furg.br

 

Pedidos de Proteção de Propriedade Intelectual e Reconhecimento das Empresas Juniores: os pedidos de proteção de Propriedade Intelectual, bem como solicitações de reconhecimento das Empresas Juniores, devem ser entregues no Protocolo Geral e encaminhados à PROPESP.

 

Atendimentos ou agendamentos, para estas e demais demandas relacionadas à DIT, poderão ser solicitados através do e-mail: dit.direcao@furg.br. Outras informações pelo site https://propesp.furg.br/pt/inovacao/diretoria-de-inovacao- tecnologica.

 

Atenciosamente

Eduardo R. Secchi
PRÓ-REITOR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO