[COVID-19] - FURG lança Plano de Contingência para o coronavírus

Atenção Alunos e professores ao Plano de Contingência contra o coronavírus.

Foi aprovado na manhã desta quinta-feira pelo Comitê de Monitoramento da Covid-19 na FURG, a primeira versão do Plano de Contingência da FURG para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus (Covid-19). O documento tem como objetivo orientar a organização do trabalho na universidade, priorizando o trabalho remoto e definindo as responsabilidades para as atividades classificadas como essenciais. O Plano traz ainda orientações para a manutenção de um ambiente institucional seguro e saudável, bem como as formas de lidar com casos suspeitos e confirmados da doença.

O Comitê é presidido pelo Vice-reitor e composto pela Pró-reitora de Gestão e Desenvolvimentos de Pessoas, por docentes da área da saúde da instituição, incluindo a chefe do setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HU/Ebserh da FURG, e ainda pela superintendente de Vigilância em Saúde e pela diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Município da Saúde.

Orientações para comunidade acadêmica
O plano prevê a manutenção da suspensão de aulas, eventos e atividades extracurriculares iniciada na última segunda-feira, 16, por um período mínimo de 60 dias, ou até que se restaure a normalidade. Setores como o Hospital Universitário, laboratórios com biotérios e com pesquisas que demandam monitoramento foram definidos como essenciais, assim como os serviços de atendimento à comunidade, infraestrutura e suporte administrativo e ainda de comunicação.


Para que não haja concentração de pessoas nos ambientes de trabalho da instituição em atividades estritamente essenciais, os setores devem organizar turnos alternados de revezamento. Os servidores dos grupos de risco são orientados a atuar de modo remoto. Como medidas coletivas de prevenção, o plano prevê:
- a prioridade no uso de ferramentas digitais para reuniões e eventos a distância;
- nos casos em que for necessário realizar reuniões presenciais, que sejam conduzidas em ambientes bem ventilados ou ao ar livre;
- evitar usar elevadores e ambientes sem ventilação de ar.

As viagens internacionais a serviço estão canceladas e servidores, colaboradores e estudantes que regressarem de locais com casos confirmados da Covid-19 devem adotar o isolamento de sete dias, mesmo sem sintomas, e comunicar os setores responsáveis (Progep ou Prae).

Manejo dos casos suspeitos e confirmados
Servidores ou colaboradores que apresentarem sintomas devem avisar imediatamente a Unidade de Saúde da Progep ou a chefia imediata. Moradores da Casa do Estudante Universitário com sintomas devem comunicar a Prae. A orientação, nestes casos, será feita pela Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) com encaminhamento, quando houver confirmação, para a Unidade Básica de Saúde do Caic, conforme referência da Secretaria de Município da Saúde.

Acesse a íntegra do documento no link abaixo.

https://www.furg.br/arquivos/institucional/plano_contingencia_FURG_13_03_revisado_1.pdf