[COVID-19] Informações aos Discentes sobre a retomada das aulas do PPGO

Prezados Alunos,

Esperamos que estejam todos bem! Estamos passando por um período excepcional, visto a atual situação da pandemia de coronavírus e contamos com a compreensão de todos. A Universidade, através de suas Pró-reitorias e, em conjunto, com a Direção dos Institutos estão executando e discutindo a melhor forma de retorno das atividades da Pós-Graduação. As Coordenações dos Programas estão contribuindo para isso.

A partir de hoje (14/07) as atividades remotas estão liberadas pela FURG e, desta forma, o PPGO está se planejando para a retomada de suas atividades de forma remota. As primeiras atividades a serem retomadas serão as aulas das Disciplinas Obrigatórias e Optativas de Oceanografia Básica e Avançada, que ocorrerão, provavelmente, nos meses de Agosto e Setembro (a partir do dia 04/08). As Disciplinas optativas e Tópicos Especiais serão priorizadas entre os meses de Outubro e Dezembro.

Tendo em vista o recebimento das considerações da última reunião Discente, a Coordenação esclarece:

 - Em havendo necessidade, cabe ao Aluno contatar a Coordenação e/ou Secretaria, estas estão disponíveis através dos seus e-mails, conforme informado no início da pandemia.

- Informações sobre o status de funcionamento das atividades da Universidade estão disponíveis no site da FURG e/ou são vinculadas no site ou redes sociais do PPGO.

- Cabe ao Aluno manter contato com o seu Orientador para direcionar suas atividades de pesquisa neste momento especial (e.g. acesso a laboratório, redirecionamento e coletas de campo, preparação de projetos etc.)

- As agências responsáveis pelas bolsas de estudo (CAPES e CNPq) é que deliberam sobre potenciais novas prorrogações de vigências, o PPGO não tem gerência sobre isso.

- Todos os prazos estipulados nas normas vigentes do PPGO serão acrescidos de 3 meses, devido a deliberação da Universidade.

- As Disciplinas retornarão exclusivamente de forma remota. Os alunos matriculados nas Disciplinas do 1o. Sem poderão solicitar o trancamento da Disciplina (caso não queiram realizá-la no novo formato). Novos alunos poderão se inscrever. A viabilidade (ou cancelamento da Disciplina) será manifestada pelo Professor responsável. Um novo quadro de Disciplinas, em oferta remota, está sendo preparado e logo a Secretaria deve informar sobre prazos de matrícula no 2o. Sem e ajustes do 1o. Sem.

- Os Estágios de Docência poderão ser realizados totalmente de forma remota, devendo o Aluno procurar seu orientador/responsável disciplina na Graduação, assim que as atividades da graduação forem retomadas, para os ajustes do estágio.

- Os Seminários serão retomados a partir de Agosto, com prioridade para os Alunos que necessitam apresentar projetos e andamento de suas Teses/Dissertações. Estarão isentos de realizar a disciplina, os alunos de Doutorado de 4º. e 8º. semestre. A Professora responsável pelas Disciplinas está elaborando um calendário e logo entrará em contato, considerando a inserção de todos os alunos que devem realizar as Disciplinas em 2020.

- O Exame de Qualificação está sendo reavaliado para ocorrer em 30/09/20, sendo sua forma de aplicação ainda em discussão pela COMQUAL. Retornaremos com informações, o mais breve, assim que as decisões forem tomadas.

- O Aluno pode solicitar trancamento de Disciplinas, mas não do curso de Mestrado ou Doutorado. Em casos específicos (doença, gravidez), o Aluno pode se afastar e o tempo decorrido é acrescido aos prazos finais, todos os demais afastamentos são contabilizados no tempo total das normas vigentes (24 e 48 meses para Mestrado e Doutorado, respectivamente.).

- Durante o mês de julho estaremos fazendo todos os ajustes necessários, para a retomada das atividades (de forma remota) do PPGO em Agosto.

Contamos com a colaboração e compreensão de todos para enfrentarmos as atuais adversidades da melhor forma, e continuamos disponíveis em havendo necessidade.

Atenciosamente,

Coordenação do PPGO

Rio Grande, 14 de julho de 2020.