Programação da Disciplina de Seminários 2020

PROGRAMAÇÃO 

APRESENTAÇÃO

            Devido a situação da pandemia em que nos encontramos, as disciplinas de Seminários I e II seguirão as orientações da FURG e PPGO com a retomada de forma totalmente remota.

            A ideia é modificar ao mínimo o formato que já estamos acostumados a realizar de forma presencial, porém as apresentações e discussões serão todas on line.

            Nessa edição que se inicia em agosto, os dois semestres 2020 serão dados de forma conjunta, iniciando com as apresentações do primeiro semestre. Diferente das edições presenciais, os alunos não matriculados e que realizariam apresentações sem  computar créditos, serão dispensados da referida apresentação.

OBJETIVOS E NORMAS

            De forma geral, os objetivos e normas das disciplinas seguirão os mesmos. As avaliações seguirão sendo feitas pelos professores e PNPDs, enviando as fichas preenchidas para o email do professor responsável (grasielapinho@hotmail.com). As discussões fundamentais para o crescimento das propostas e aprendizado dos alunos seguirão, porém acontecendo por via remota.

INFORMAÇÕES E ORIENTAÇÕES GERAIS

  • As apresentações seguirão uma vez por semana, havendo duas apresentações a cada encontro (ver programação das Disciplinas abaixo), com 20 a 30 min para cada apresentação, seguida por até 30 min de arguição;
  • A plataforma a ser utilizada será Conferenciaweb RNP no link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/grasiela-lopes-leaes-pinho-grasiela, com nome DISCIPLINAS DE SEMINÁRIOS PPGO FURG 2020.
  • As apresentações começam às 10h da manhã e será com audiência pública (aberta aos interessados). Pedimos que ouvintes e professores entrem na plataforma 5 minutos antes (9:55) e que os alunos apresentadores, 30 min antes (9:30), para melhor organização.
  • MANTENHAM MICROFONES E CÂMERAS DESLIGADOS DURANTE AS APRESENTAÇÕES, SÓ ABRINDO AQUELE QUE FOR PEDIR A PALAVRA NO MOMENTO DA ARGUIÇÃO.
  • Perguntas e comentários são muito bem vindos!!! Seguiremos a ordem de prioridade já conhecido das disciplinas: 1º Banca de Acompanhamento; 2º Professores do PPGO, 3º demais participantes, 4º Orientadores encerrando nos 10 minutos finais.
  • Professores do PPGO seguirão recebendo os Projetos para leitura prévia e a divulgação das apresentações seguirão pelas redes sociais do PPGO (Facebook e /ou Instagram).
  • EM CASO DE POSSÍVEIS FALHAS NA INTERNET POR PARTE DOS RESPONSÁVEIS PELA DISCIPLINA OU ALUNOS APRESENTADORES, ESSA SERÁ REMANEJADA PARA AS 14H DO MESMO DIA OU COM DATA NA SEMANA SEGUINTE A SER DIVULGADA. Demais falhas na internet serão desconsideradas e as apresentações ocorrerão normalmente.

 

PROGRAMAÇÃO

DATA

ALUNO

DISCIPLINA

ORIENTADOR

CO-ORIENTADOR (CO) / Banca Acompanhamento (BA)

21/AGO

APRESENTAÇÃO DAS DISCIPLINAS SEMINÁRIOS AOS DISCENTES MATRICULADOS: PROFA. GRASIELA

28/AGO

Andres Jauregui

3º SEM - MESTRADO PROJETO SEM I A

Rodrigo Kerr

 

Aline Santana

3º SEM - MESTRADO PROJETO SEM I A

Mônica Wallner

CO: Eunice, Ronald de Souza (INPE)

04/SET

Caroline Balbela

3º SEM - MESTRADO PROJETO SEM I A

Grasiela Pinho

CO: Felipe Kessler

Felipe Alves Lopes

3º SEM - MESTRADO PROJETO SEM I A

Grasiela Pinho

CO: Felipe Garcia

 

 

 

11/SET

 

 

 

 

Elis Brandão

3º SEM -DOUTORADO

PROJETO SEM I A

Eunice Machado

CO: Rodrigo BA: Mauricio, Monica, Carlos Rafael

Elias  Ceballos

5O SEM -MESTRADO ACOMP. SEM. II A

Monica Wallner

CO: Eunice

 

 

18/SET

 

 

 

 

Felipe  Pinho

5O SEM -MESTRADO ACOMP. SEM. II A

Jorge Arigony

 

Irla Ribeiro

5O SEM -MESTRADO ACOMP. SEM. II A

Rodrigo Kerr

 

 

 

25/SET

 

 

 

 

Cíntia Albuquerque

7o SEM- DOUTORADO SEMINÁRIOS II A

Rodrigo Kerr

BA: Elisa, Osmar, Eunice

Lucas Almeida

7o SEM- DOUTORADO SEMINÁRIOS II

Maurício Mata

 

 

 

 

02/OUT

 

 

 

 

Anderson Braga

2º SEM - MESTRADO PROJETO SEMIN. I B

Rodrigo Kerr

 

Fernanda Matos

2º SEM - DOUTORADO PROJETO SEM. I B

Maurício Mata

 

 

 

 

09/OUT

 

 

 

 

Mauricio  Andrade

2º SEM - MESTRADO PROJETO SEMIN. I B

Rodrigo Kerr

 

Carina  Reinke

SEM - DOUTORADO PROJETO SEM. I B

Maurício Mata

 

 

 

 

16/OUT

 

 

 

 

Beatriz Feltrin Canever

4O SEM - MESTRADO ACOMP. SEM. II B

João Sarkis

CO: Wilian

Carolina de Zotti

4O SEM - MESTRADO ACOMP. SEM. II B

Lauro Calliari

 

 

 

23/OUT

Ítele Eduardo dos Santos

4O SEM - MESTRADO ACOMP. SEM. II B

Elisa Fernandes

CO: Grasiela

Luana Freire da Silva

4O SEM - MESTRADO ACOMP. SEM. II B

Grasiela Pinho

CO: Sanye Guimarães

 

30/OUT

Lara Mesquita

6O SEM -DOUT. ACOMP. SEMINÁRIOS II B

Grasiela Pinho

CO: Vanessa Agostini

Rodrigo Silva Simões

6O SEM -DOUT. ACOMP. SEMINÁRIOS II B

Lauro Calliari

 

06/NOV

Luis Henrique Bordin

4º SEM DOUTORADO PEDIDO DO ORIENTADOR PARA REAPRESENTAÇÃO

Eunice Machado

CO: Elisa e Rafael Mendes

BA: Monica, Wilian, Rodrigo

 

 

 

 

 ORDEM:

* Preto: Reapresentação de projeto por solicitação do orientador

  • Azul: Seminários IA - Defesa de Projeto - apresentar primeiro (M - D) matriculados 1º SEM 2020
  • Vermelho: Seminários II A - Acompanhamento do Projeto - apresentar segundo (M - D) matriculados 1º SEM 2020
  • Verde: Seminários IB - Defesa de Projeto - apresentar terceiro (M - D) potencial matrícula 2º SEM 2020
  • Laranja Seminários II B - Acompanhamento do Projeto - apresentar quarto (M - D) potencial matrícula 2º SEM 2020

APENAS APRESENTARÃO ALUNOS MATRICULADOS NAS DISCIPLINAS DE SEMINÁRIOS I e II DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020 E COM POTENCIAL MATRÍCULA PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2020. Apresentações de acompanhamento sem cômputo de créditos serão dispensadas.

Professora Responsável: Grasiela Pinho

DÚVIDAS E RESPOSTAS

  • QUEM JÁ DEFENDEU SUA DISSERTAÇÃO OU TESE: a defesa o isenta de apresentação, e será considerado aprovado na disciplina.
  • PROJETOS X AFASTAMENTO PRESENCIAL COVID: apresentar possível “plano B”. É indicado que, se possível, o aluno apresente as mudanças efetuadas na proposta original em função desse afastamento.
  • CRONOGRAMA DAS DISSERTAÇÕES E TESES: cronogramas devem considerar a extensão do período de 3 meses para atividades. Os 2 ou 3 meses, CNPq e CAPES, foram para bolsas. Todos os prazos serão acrescidos de 3 meses por determinação de portaria da Universidade.
  • PÚBLICO: assim com nas nossas atividades presenciais, as apresentações serão abertas ao público.
  • DIVULGAÇÕES E ENVIO DE PROJETOS: assim como antes, manteremos o envio dos projetos e material de divulgação pelos alunos. O que acrescentaremos é que os alunos também enviarão ao professor responsável a apresentação (formato pdf) na véspera de sua apresentação. Tentaremos fazer o upload na hora, diretamente do computador dos alunos, mas caso ocorra algum problema, o responsável pela disciplina poderá conduzir a passagem dos slides.

- TESTES: Antes do envio da apresentação para o professor responsável, cada aluno deve testar o upload por conta própria, fazendo seu login na plataforma, simulando uma web conferência. Testar também adequação do seu computador, microfone, etc. Evitar caixas de som externas ou o uso de mais de um equipamento ao mesmo tempo, pois o retorno (eco) interfere fortemente na qualidade do som público. Arquivos muito pesados devem ser divididos, pois a plataforma não consegue fazer o upload.