[Atenção para Atualizações] Informações e Cronogramas de Matrícula e distribuição de bolsas aos Alunos aprovados no Edital 02/PPGO/2020

Informações e Cronogramas de Matrícula e distribuição de bolsas aos Alunos aprovados no Edital 02/PPGO/2020

 Parabéns aos aprovados no processo seletivo e sejam bem-vindos ao PPGO!

Saiba mais sobre o PPGO acessando o portfólio e/ou o guia para estrangeiros.

Leia e consulte as Normas vigentes do PPGO.

Veja abaixo o Cronograma e as informações das próximas etapas, referentes à matrícula e distribuição de cotas de bolsas de estudo no programa.

 05/11/2020 – Divulgação do resultado final – Mestrado e Doutorado – pela COMSEL

06/11/2020 – Divulgação das informações e cronograma de matrícula no PPGO pela Coordenação. Divulgação das regras e número de cotas de bolsas disponíveis para os candidatos aprovados pela COMBOL

09-11/11/2020Período de matrícula para entrega dos documentos dos candidatos aprovados. De acordo com as Normas vigentes do PPGO, os candidatos aprovados poderão se matricular dentro do prazo de até 3 meses.

12/11/2020 – A Secretaria informará a lista de alunos matriculados, por ordem de Classificação no Processo Seletivo. A COMBOL irá divulgar a distribuição das cotas de bolsas no site do PPGO.

13/11/2020 – A Coordenação iniciará a implementação das cotas de bolsas disponíveis para o programa.

16/11/2020 – Reunião entre Coordenadores com os Alunos do PPGO.

------- Para Matrícula -------

Os seguintes documentos devem ser encaminhados para a Secretaria do PPGO, por e-mail (ccpofqg@furg.br), até o dia 11/11/2020:

1) Cópias digitais da Certidão de Nascimento/Casamento, Documento de Identidade, e CPF. Estrangeiros deverão anexar cópia do Passaporte.

2) Cópia digital Diploma (ou certidão de conclusão) de Graduação (curso de Mestrado e Doutorado) e de Mestrado (curso de Doutorado).

3) Ficha individual de Matrícula para o 2o. Sem 2020, preenchida e assinada digitalmente pelo aluno. Como estamos no final do semestre e alguns Alunos ainda não possuem Orientador, encaminhem a ficha com as demais informações preenchidas, sem a necessidade de assinatura do Orientador e com a indicação de matrícula em Tese de Doutorado (TE006) ou Dissertação de Mestrado (TE003). Apenas algumas disciplinas ainda irão iniciar em Dezembro 2020 ou Janeiro 2021, nas quais os alunos poderão se matricular. *Não há necessidade de indicar o número de matrícula na Ficha, visto se tratar da 1a. matrícula no programa. **Caso já tenha entrado em contato com seu Orientador,  verifique com o Docente a recomendação de realização de alguma das disciplinas ainda a serem ofertadas e a assinatura digital, se possível. ***A matrícula na disciplina de Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado (0 crédito) é apenas um mecanismo burocrático interno, para vincular e matricular o aluno no programa. Não existe atividade específica.

As disciplinas ofertadas podem ser acessadas em: LINK OFERTA DE DISCIPLINAS

4) Atestado de Matrícula e Atestado ônibus preenchidos para os que necessitarem. *Alunos estrangeiros que necessitarem de carta de aceite, para solicitação de Visto, devem entrar em contato com a Coordenação e Secretaria do PPGO.

Observação:

(A) Junto aos documentos necessários para a Matrícula no PPGO, encaminhe as informações bancárias completas (a Conta bancária não pode ser poupança, digital ou conjunta e deve obrigatoriamente estar no nome do candidato). Estas informações são necessárias para o caso de ser selecionado para ser recipiente das cotas de bolsas de estudo disponíveis e para que a implementação ocorra ainda em Novembro. *As informações bancária são necessárias para implementação das bolsas de estudo, o não encaminhamento poderá ocasionar atrasos na implementação.

(B) O candidato deverá informar no e-mail se estará concorrendo ao processo de distribuição de bolsas de estudo.

(C) Os documentos para preenchimento destacados acima podem ser acessados em: LINK DOCUMENTOS

------- Bolsas de Estudo -------

A COMBOL informa que estão disponibilizadas pela CAPES, no sistema SCBA, quatro (4) cotas de bolsas de Doutorado e onze (11) cotas de bolsas de Mestrado para distribuição aos candidatos aprovados no edital 002/2020 e implementação no PPGO.

Não há cotas do CNPq disponíveis no momento, sendo que o PPGO aguarda o resultado de edital de cotas de bolsas, a priori, a ser divulgado pelo CNPq em 16/11/2020.

------- Critérios de Concessão de Bolsas de Estudo -------

A COMBOL do PPGO informa aos alunos aprovados no último Processo Seletivo (002/2020) e aqueles matriculados, mas que encontram-se sem bolsa do PPGO, que os critérios de concessão de bolsas de estudo estão definidos no ANEXO 3, de acordo com o Art. 23 das Normas Vigentes (abaixo) do programa.

"Art. 23o. A distribuição de bolsas obedecerá as Normas de Concessão e Manutenção de Bolsas (Anexo 3) da COMBOL.      

1°. As cotas de bolsa disponíveis até 1 (um) mês antes e 1 (um) mês depois da matrícula no Programa serão destinadas aos candidatos aprovados no Processo Seletivo em andamento. As cotas de bolsas liberadas fora desse período atenderão os candidatos aprovados em Processos Seletivos anteriores, obedecendo a ordem cronológica de classificação e matrícula."

------- Reunião entre Coordenação e Alunos do PPGO -------

A reunião ocorrerá de forma virtual através do link:

 https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/rodrigo-rodrigo-kerr-duarte-pereira

Data: 16/11/2020 – segunda-feira

Hora: 10h

*A reunião é aberta para todos os Alunos do PPGO.

- para acessar o MConf

Acessar o link (compartilhado). Entrar como um convidado, informar seu nome completo e clicar no botão "Próximo".

OBS: Se o status da reunião for "não iniciada", não será possível entrar na sala até que se inicie a mesma.

 

------- Dúvidas -------

Estamos à disposição através dos e-mails da Coordenação (coordenador.ppgo@furg.br) e Secretaria (ccpofqg@furg.br) para eventuais dúvidas e esclarecimentos.

Coordenação do PPG em Oceanologia

Rio Grande, 05 de novembro de 2020.

[Informações atualizadas em 09/11/2020]