[Atenção Discentes] - Projeto Institucional de Internacionalização da FURG - PrInt/FURG

Prezados Alunos do PPGO,
 
Esperamos que todos estejam bem!
 
Leiam com atenção a mensagem abaixo relativa ao Projeto PrInt/FURG.
 
Esta mensagem contem o link para que os estudantes respondam um questionário (no google forms) relacionado ao Projeto Institucional de Internacionalização da FURG. A participação de vocês é de grande relevância para o conhecimento das demandas e as definições das ações de internacionalização, organizadas pelo Comitê Gestor PrInt/FURG e Coordenadores dos Projetos de Cooperação internacional (PCI) vinculados ao PrInt/FURG. Um maior detalhamento dos objetivos deste formulário encontra-se no corpo da mensagem abaixo. Agradecemos desde já a sua colaboração e empenho para auxiliar o direcionamento do projeto.
 
----
Assunto: Projeto Institucional de Internacionalização da FURG - PrInt/FURG
 
Prezados Discentes dos Programas de Pós-graduação em Aquicultura (PPGAq), Engenharia e Ciências de Alimento (PPGECA), Oceanografia Biológica (PPGOB), Oceanologia (PPGO), Ciências da Saúde (PPGCS) e da Enfermagem (PPGEnf), os quais são integrantes do Projeto Institucional de Internacionalização da FURG (CAPES-PrInt/FURG, https://print.furg.br/pt/), sob gestão da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP).

O tema central do PrInt/FURG é “Sustentabilidade em Ecossistemas Costeiros e Oceânicos: Cluster de Excelência no Extremo Sul do Brasil”. No entanto, a distribuição de benefícios e ações são divididas em quatro Projetos de Cooperação Internacional (PCIs), com temáticas mais específicas, os quais determinados programas de pós-graduação podem estar associados e o estudante pode concorrer em caso de enquadramento da proposta nos objetivos da temática específica.
 
Os quatro PCIs, com os respectivos e Programas de Pós-graduação envolvidos são:
1) Bio/Geodiversidade e Bio/geoprospecção em ecossistemas costeiros e Oceânicoa: Ênfase no Atlântico Sul
⮚ Programas: PPGAq, PPGECA, PPGOB, PPGO e PPGCS
 
2) Mudanças Climáticas Globais e suas Consequências para os Ecossistemas Costeiros e Oceânicos
⮚ Programas: PPGAq, PPGOB e PPGO
 
3) Segurança e Qualidade Alimentar Proveniente de Recursos Vivos e Oceânicos
⮚ Programas: PPGECA, PPGAq, PPGOB
 
4) Prevenção e Controle de Enfermidades e Agravos que Acometem a Saúde Humana e sua qualidade de vida em ecossistemas costeiros
⮚ Programas: PPGCS e PPGEnf

Para maiores informações sobre PrInt/FURG, projetos, legislação e Editais, consulte o site do programa https://print.furg.br/pt/

Infelizmente, em 2020, o PrInt/FURG também foi impactado pela pandemia da covid-19, tendo inviabilizado parte das suas ações de mobilidade internacional. No entanto, mesmo com as incertezas, sobretudo de mobilidade de estudantes e docentes, temos que fazer um planejamento para as possíveis ações de internacionalização para os anos de 2021 e 2022.

Estas atividades incluem mobilidade no exterior como bolsa de doutorado sanduíche no exterior e o estímulo à formação de um ambiente de internacionalização institucional, iniciando pelos programas de pós-graduação inseridos no PrInt/FURG. Para a qualificação das ações de internacionalização, sabemos o quanto a proficiência em inglês é importante, sendo que a PROPESP (Comitê Gestor) buscará disponibilizar junto ao Instituto de Letras e Artes da FURG, cursos preparatórios para testes de proficiência como TOEFL-ITP.
 
Desta forma, a gestão CAPES-PrInt/FURG e os coordenadores dos PCIs encaminham este questionário (google forms) para ser respondido até 21 de março de 2021 e que irá subsidiar a organização das ações previstas para 2021 e 2022 e o feedback será apresentado no Colóquio CAPES-PrInt/FURG que será realizado no primeiro semestre de 2021. 
 
Link para acesso ao Questionário: 
 
Qualquer dúvida encaminhar e-mail para propesp.capg@furg.br 
 
Agradecemos desde já a sua participação,
Comitê Gestor PrInt/FURG & Coordenadores PCIs.