[COMQUAL] Informativo 1.2021 - Exame de Qualificação

INFORMATIVO 1 - 2021

A Comissão de Qualificação (COMQUAL) do Programa de Pós Graduação em Oceanologia (PPGO) do Instituto de Oceanografia (IO) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), constituída atualmente pelos profs. José Luiz Lima de Azevedo (presidente), Lauro Julio Calliari, Eunice da Costa Machado e Mauricio Magalhães Mata, tem a responsabilidade de elaborar e conduzir o Exame de Qualificação de Doutorado do PPGO (Art. 9 da norma do Programa). Este exame é regulamentado pelo Capítulo 11 desta mesma norma (revisada em dezembro/2020), o qual foi reproduzido abaixo.

  1. DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

Art. 41. Para a obtenção do grau de Doutor, é exigido que o Discente seja aprovado em Exame de Qualificação que evidencie a amplitude, profundidade de conhecimentos e capacidade crítica do candidato nas áreas de Concentração do Programa.

  • 1º. O Discente terá no máximo duas oportunidades de obter aprovação no Exame de Qualificação.
  • 2º. O prazo máximo para realização da 1a tentativa do Exame de Qualificação será de 18 (dezoito) meses, enquanto o prazo máximo para a 2a tentativa, se necessária, será de 24 (vinte e quatro) meses, ambos após a primeira matrícula no PPGO.
  • 3o. O Discente que não for aprovado no Exame de Qualificação nos prazos citados acima será considerado reprovado e desligado do Programa.

Art. 42. O Exame de Qualificação será conduzido pela COMQUAL, devendo seguir o Manual do Exame de Qualificação (Anexo 2), aprovado pelo Corpo Docente do PPGO.

Art. 43. O Exame de Qualificação será oferecido semestralmente, e seus resultados deverão ser homologados pela Coordenação do PPGO.

Em 2020, em função do cenário de pandemia e com relação a este último Artigo 43, o Exame de Qualificação foi ministrado numa única oportunidade, ao final do ano, com a devida anuência da Coordenação do PPGO.

Diante disso tudo, a COMQUAL torna público que:

(1) O Exame de Qualificação 2021 do PPGO contará com as duas edições normais 2021-1 e 2021-2. Entretanto, haverá uma prova única para estas duas edições ao final do ano em data ainda a ser confirmada. Os doutorandos e doutorandas deverão se inscrever normalmente para o EQ conforme o prazo estabelecido pelas normas do PPGO (ver Artigo 41 acima).

(2) Todo(a) pós-graduando(a) que desejar se submeter antecipadamente ao EQ, ou estiver atingindo o período regulamentar descrito no Artigo 41 acima para a realização do exame no primeiro semestre de 2021, deverá realizar a sua inscrição para o EQ enviando um email para comqual.ppgofqg@gmail.com até o dia 30/04/2021, impreterivelmente. O assunto deste email deverá estar na forma: "Inscrição para o Exame de Qualificação 2021_1 - (nome - matrícula)", onde o nome e a matrícula de cada candidato(a) deverão ser incluídos entre os parênteses.

A COMQUAL está analisando a maneira pela qual o EQ será aplicado ao final do ano (prova escrita at  home, exame oral, um híbrido entre os dois sistemas, etc) e a divulgará assim que tomar uma posição. Também está sendo avaliada a manutenção da divulgação de uma bibliografia indicada ou se serão fornecidos apenas os tópicos que serão abordados no EQ. Caso necessário, a COMQUAL realizará uma atualização do Manual do Exame de Qualificação (Anexo 2), que deverá ser colocada, em tempo hábil, à apreciação da Coordenação do PPGO. Mais para o final do primeiro semestre de 2021 estas informações faltantes serão divulgadas numa complementação ao presente Informativo.

                                                                       Prof. José Luiz Lima de Azevedo (Presidente - COMQUAL)                                               

27/03/2021