[COMQUAL] Informativo 2.2021 - Exame de Qualificação

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM OCEANOLOGIA

COMISSÃO DE QUALIFICAÇÃO

 

INFORMATIVO 2 ‐ 2021

 

A Comissão de Qualificação (COMQUAL) do Programa de Pós Graduação em Oceanologia (PPGO) do Instituto de Oceanografia (IO) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), constituída atualmente pelos profs. José Luiz Lima de Azevedo (presidente), Lauro Julio Calliari, Eunice da Costa Machado e Mauricio Magalhães Mata, tem a responsabilidade de elaborar e conduzir o Exame de Qualificação de Doutorado do PPGO (Art. 9 da norma do Programa). Este exame é regulamentado pelo Capítulo 11 desta mesma norma, o qual foi reproduzido abaixo.

 

XI. DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORADO

 

Art. 41. Para a obtenção do grau de Doutor, é exigido que o Discente seja aprovado em Exame de Qualifica‐ ção que evidencie a amplitude, profundidade de conhecimentos e capacidade crítica do candidato nas áreas de Concentração do Programa.

§1o. O Discente terá no máximo duas oportunidades de obter aprovação no Exame de Qualificação.

 

§2o. O prazo máximo para realização da 1a tentativa do Exame de Qualificação será de 18 (dezoito) meses, enquanto o prazo máximo para a 2a tentativa, se necessária, será de 24 (vinte e quatro) meses, ambos após a primeira matrícula no PPGO.

 

§3o. O Discente que não for aprovado no Exame de Qualificação nos prazos citados acima será considerado reprovado e desligado do Programa.

 

Art. 42. O Exame de Qualificação será conduzido pela COMQUAL, devendo seguir o Manual do Exame de Qualificação (Anexo 2), aprovado pelo Corpo Docente do PPGO.

 

Art. 43. O Exame de Qualificação será oferecido semestralmente, e seus resultados deverão ser homologados pela Coordenação do PPGO.

 

Diante disso, a COMQUAL torna público que:

(1) Com relação ao Artigo 43 acima, e em virtude do atual cenário de pandemia, haverá um único Exame de Qualificação (EQ) em 2021. O(A)s doutorando(a)s deverão se inscrever normalmente para o EQ conforme o prazo estabelecido pelas normas do PPGO (ver Artigo 41 acima). O exame único será aplicado no dia 10/12/2021 em local e horários ainda a serem divulgados.

 

(2) Todo(a) doutorando(a) que desejar se submeter antecipadamente ao EQ, ou estiver atingindo o período regulamentar descrito no Artigo 41 acima para a realização do exame no segundo semestre de 2021, deverá enviar um email para comqual.ppgofqg@gmail.com até o dia 24/09/2021, impreterivelmente. O assunto deste email deverá estar na forma: "Inscrição para o Exame de Qualificação 2021 ‐ (nome ‐ matrícula)", onde o nome e a matrícula de cada candidato(a) deverão ser incluídos entre os parênteses.

 

(3) O(A)s doutorando(a)s já inscrito(a)s no primeiro semestre de 2021 para o Exame de Qualificação já estarão automaticamente inscrito(a)s para o exame a ser aplicado em dezembro próximo.

 

(4) A listagem dos capítulos indicados como referência de estudo para este exame se encontra no anexo a seguir. A COMQUAL incentiva a todo(a)s o(a)s doutorando(a)s que a preparação para o Exame de Qualificação seja expandida para outros títulos similares.

 

A COMQUAL está analisando a maneira pela qual o EQ será aplicado ao final do ano (prova escrita at home, exame oral, um híbrido entre os dois sistemas, etc) e a divulgará assim que tomar uma posição. A manutenção da divulgação de uma bibliografia indicada foi mantida após a última reunião da COMQUAL realizada em 20/07 último. Caso necessário, a COMQUAL realizará uma atualização do Manual do Exame de Qualificação (Anexo 2), que deverá ser colocada, em tempo hábil, à apreciação da Coordenação do PPGO.

 

Prof. José Luiz Lima de Azevedo (Presid. COMQUAL) ‐ em 26/07/2021