Nota de falecimento - Prof. Lauro Júlio Calliari

É com imenso pesar que a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Oceanologia do IO-FURG comunica o falecimento do Professor Dr. Lauro Júlio Calliari, ocorrido hoje, dia 14/02/2023.

O Prof. Lauro, egresso do curso de graduação em Oceanologia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1975), ingressou na carreira docente na FURG em 1976, e realizou mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e doutorado em Oceanografia Geológica - Virginia Institute Of Marine Science (1990). Ao longo de sua carreira acadêmica, o Prof. Lauro atuou como professor titular da FURG nos cursos de graduação em Oceanologia e pós-graduação em Oceanologia (PPGO) e Engenharia Oceânica (PPGEO) da FURG, tendo orientado diversos trabalhos e coordenado vários projetos de pesquisa na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Geológica, atuando principalmente nos seguintes temas: morfodinâmica costeira com enfoque em praias arenosas marinhas e estuarinas, sedimentologia e recursos minerais do mar associados a zona costeira. O Prof. Lauro esteve envolvido em importantes questões relacionadas à dragagem do Porto de Rio Grande nos últimos anos.

O Prof. Lauro foi o primeiro Coordenador do PPGO entre 1997-2000, na época denominado PPG em Oceanografia Física, Química e Geológica. Atualmente, além de ser Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq, o professor atuava junto a Comissão de Qualificação de Doutorado do PPGO-FURG.

A Coordenação do PPGO se solidariza com os familiares, amigos e estudantes neste momento de pesar.