[COMBOL] Distribuição de cotas de bolsas disponíveis no PPGO - Junho 2023

A COMBOL informa sobre o número de novas cotas (ou cotas liberadas) de bolsas disponíveis para implementação no programa no mês de JUNHO 2023, conforme regulamento das normas internas.

------- Bolsas de Estudo -------

A COMBOL informa que foram disponibilizadas pela CAPES: 0 (zero) cota de bolsa de Mestrado e 13 (treze) cotas de Doutorado para implementação imediata no Programa.

 A COMBOL informa que foram disponibilizadas pelo CNPq: 1 (uma) cota de bolsa de Mestrado e 1 (uma) cota de Doutorado para implementação imediata no Programa.

------- Critérios de Concessão de Bolsas de Estudo -------

A COMBOL do PPGO informa aos alunos do Processo Seletivo 005/PPGO/2022 - Mestrado e Doutorado - Ingresso Regular em março de 2023, e aqueles matriculados no Programa, mas que encontram-se sem bolsa do PPGO, que os critérios de concessão de bolsas de estudo estão definidos no ANEXO 3, de acordo com o Art. 23 das Normas Vigentes (abaixo replicada) do programa.

 "Art. 23o. A distribuição de bolsas obedecerá as Normas de Concessão e Manutenção de Bolsas (Anexo 3) da COMBOL.     

"1°. As cotas de bolsa disponíveis até 1 (um) mês antes e 1 (um) mês depois da matrícula no Programa serão destinadas aos candidatos aprovados no Processo Seletivo em andamento. As cotas de bolsas liberadas fora desse período atenderão os candidatos aprovados em Processos Seletivos anteriores, obedecendo a ordem cronológica de classificação e matrícula."

Adicionalmente, a COMBOL informa que 20% das cotas de bolsas disponibilizadas no PPGO são direcionadas ao Programa de Ações Afirmativas da Pós-Graduação (PROAAfPG) conforme Resolução nº 004/2019 do CONSUN da FURG, considerando-se a indicação da aplicação quando da realização do Processo Seletivo (visto que a regra de distribuição de bolsas no PPGO é vinculada ao Processo Seletivo) e conforme os itens 5 e 6 dos Editais 005/PPGO/2022-Mestrado e 005/PPGO/2022-Doutorado, respectivamente.

 ------- Lista de Alunos Matriculados e sem bolsas de estudo -------

Lista Atualizada, em ordem de prioridade para recebimento de cotas de bolsas disponibilizadas (ou novas) a partir de 01/06/2023, considerando a Posição e o processo Seletivo - Alunos Matriculados (MESTRADO ou DOUTORADO) - Indicação Ação Afirmativa na Inscrição do Processo Seletivo - Cotas disponibilizadas (ver item Bolsa de Estudos acima).

MESTRADO:

 

10º Luis Carlos Lago - COTA CNPq 1

11º Lucas Salimene - s/ cota disponível

12º Lucia Alencar - s/ cota disponível 

 DOUTORADO:

 - Não há, atualmente, Alunos de Doutorado matriculados oriundos de processos seletivos anteriores, sem bolsa no PPG.

 -------

 Comissão de Bolsas do PPGO (COMBOL)

 Rio Grande, 1 de junho de 2023.