Tese - Chayonn Marinho

Estudo da vulnerabilidade ambiental ao óleo do Parque Estadual de Itapuã e adjacências

Autor: Chayonn Marinho

Resumo

O crescente uso das áreas costeiras para diversos fins econômicos é responsável pelo aumento da poluição por hidrocarbonetos no meio marinho. Como consequência destas atividades, acidentes na extração, transporte e armazenamento dos combustíveis podem ocorrer, ocasionando uma intensa degradação ambiental. A presente tese abordou sobre o estudo da vulnerabilidade ambiental ao óleo de praias localizadas no Parque Estadual de Itapuã (PEI), uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, através da integração de uma variável intrínseca ao meio ambiente (sensibilidade) e uma variável dinâmica determinada através de cenários de dispersão superficial de óleo diesel. Foram simulados quatro cenários de acidentes hipotéticos de 20m³ óleo diesel no ano de 2018, durante seis dias de simulações em um despejo instantâneo no canal de navegação da hidrovia local próximo ao PEI. Os resultados sugerem a forçante do campo de intensidade e direção dos ventos locais como preponderante na dinâmica de movimentação e estrutura das manchas, tendo como fator secundário as componentes zonais e meridionais dos campos de correntes superficiais atuantes nesse processo. Com relação às praias afetadas, o estudo mostrou que todas as praias do parque estão susceptíveis ao contato com o óleo ao longo do ano simulado, sendo a praia das Pombas, praia da Onça e praia da Pedreira atingidas em todos os cenários simulados, conferindo-lhes a classificação de muito alta vulnerabilidade e definindo-as como áreas prioritárias de proteção. O uso de um modelo de derramamento de óleo torna-se uma ferramenta eficaz que deve ser utilizada para desenvolver e validar estratégias de resposta frente acidentes envolvendo óleo e derivados. A disponibilidade de boas ferramentas, as quais podem e devem ser continuamente aperfeiçoadas, é um fator crucial para qualidade do processo de gestão de áreas ambientalmente sensíveis, podendo as mesmas oferecerem suporte e subsídios para tomada de decisões dos órgãos competentes. Também, os resultados aqui obtidos têm potencial para contribuir à gestão territorial da região, com destaque para a Unidade de Conservação de Proteção Integral localizada na área de estudo (Parque Estadual de Itapuã), bem como no desenvolvimento e segurança desta importante rota de navegação, intensamente utilizada para a ligação do Porto de Rio Grande à capital do estado, Porto Alegre.

TEXTO COMPLETO: Tese_final_Chayonn.pdf